Home » » Particulares: Sindpd-RJ se reúne com a TIVIT para tratar de compensação de jornada de trabalho
Particulares: Sindpd-RJ se reúne com a TIVIT para tratar de compensação de jornada de trabalho
O Sindpd-RJ e a empresa TIVIT se reuniram hoje (06), na sede do Sindicato, para tratar de questões sobre a compensação de jornadas, desconto diferenciado, entre outros. Ficou acordado entre as partes que a apuração de horas trabalhadas até 01/12/2013, se positiva, será quitada na forma de horas extras, se negativa, não será objeto de […]
O Sindpd-RJ e a empresa TIVIT se reuniram hoje (06), na sede do Sindicato, para tratar de questões sobre a compensação de jornadas, desconto diferenciado, entre outros.
Ficou acordado entre as partes que a apuração de horas trabalhadas até 01/12/2013, se positiva, será quitada na forma de horas extras, se negativa, não será objeto de desconto.
A empresa solicitou, como alternativa, a política de Banco de Horas definida no modelo da Convenção Coletiva 2013/2015, além do acordo de escala de revezamento e ponto por exceção.
A representação dos trabalhadores afirmou que deverá ser feita, em assembleia, a aprovação ou não das solicitações feitas pela empresa, com quórum mínimo de 50% + 1.
Tivit reconhece que desconto diferenciado deve ser realizado via Acordo Coletivo de Trabalho
Na mesma reunião, o Sindpd-RJ solicitou esclarecimentos sobre o pagamento da coparticipação do plano de saúde.
No entendimento do Sindicato, a discussão sobre o assunto não era sobre a qualidade e quantidade dos benefícios, mas sim, sobre a possibilidade de desconto diferenciado ocorrer via acordo com o trabalhador ou acordo coletivo de trabalho. Por isso, o jurídico do Sindicato entende que o desconto diferenciado deveria se dar via acordo coletivo de trabalho.
Ficou ajustado que a empresa enviará a lista de benefícios atualmente concedidos e quanto se pretende praticar de desconto para que seja iniciada a negociação sobre os benefícios indiretos. O Sindicato ressalta que o assunto deve ser levado para a assembleia para que os trabalhadores possam aprovar ou não.
O Sindicato também questionou a empresa por contratar trabalhadores com salário inferior ao que outros trabalhadores já recebem realizando a mesma função. A empresa afirma atender as normas legais em sua política salarial para fins de garantia da isonomia.