Home » » Categoria de TI do RJ tem direito aos feriados decretados em função da pandemia de Coronavirus
Categoria de TI do RJ tem direito aos feriados decretados em função da pandemia de Coronavirus
O Departamento Jurídico do Sindpd-RJ emitiu nota afirmando que os trabalhadores e trabalhadoras de TI do Rio de Janeiro têm direito aos feriados que vão de 26 de março a 04 de abril, decretados em função da pandemia de Coronavirus. Confira a nota, assinada pela advogada Katia Graneiro Seixas: As recentes medidas de enfrentamento a […]
O Departamento Jurídico do Sindpd-RJ emitiu nota afirmando que os trabalhadores e trabalhadoras de TI do Rio de Janeiro têm direito aos feriados que vão de 26 de março a 04 de abril, decretados em função da pandemia de Coronavirus.
Confira a nota, assinada pela advogada Katia Graneiro Seixas:
As recentes medidas de enfrentamento a pandemia no Estado do Rio de Janeiro estabelecem que, excepcionalmente no ano de 2021, são feriados os dias 26 e 31 de março, e 1o de abril de 2021, e também os dias 29 e 30 de março, por antecipação dos feriados dos dias 21 e 23 de abril.
Portanto, ainda que as normas do município do Rio de Janeiro tenham reconhecido as atividades da nossa categoria como essenciais, o decreto estadual não as excepcionou e, portanto, esses dias são considerados feriados para o trabalhador de informática. Dessa forma, caso o trabalhador seja obrigado a trabalhar, presencialmente ou em home office, deverá receber as horas extras correspondentes, conforme definido em nossa Convenção Coletiva de Trabalho.
O sindicato patronal interpretou as duas normas conforme interesses das empresas, utilizando o decreto municipal como um “tampão” para a falta de previsão no decreto estadual quanto a categoria de informática. E isso não está certo. A lei estadual determinou que a lei municipal deveria ser usada naquilo que fosse mais restritiva, e não o contrário. Se o decreto municipal é menos restritivo quanto a nossa categoria, entendemos que os dias acima apontados devem ser considerados como feriado para os trabalhadores de informática, já que se trata de regra mais restritiva.