Representações dão as boas vindas aos novos trabalhadore(a)s do Serpro

 

As representações dos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro no Rio de Janeiro (Sindpd-RJ, OLT, Ases e Cipa), tiveram reunião de boas-vindas com os novos empregados da empresa, oriundos de concurso público. No encontro, as representações falaram da importância da consciência da classe, e de conquistas do Sindicato para a categoria, bem como dos direitos dos […]


Publicado por em 09/01/2025.

As representações dos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro no Rio de Janeiro (Sindpd-RJ, OLT, Ases e Cipa), tiveram reunião de boas-vindas com os novos empregados da empresa, oriundos de concurso público.

No encontro, as representações falaram da importância da consciência da classe, e de conquistas do Sindicato para a categoria, bem como dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados, entre eles atendimento jurídica nas áreas trabalhista e cível.

Sindicalizar para ser forte

A diretoria do Sindpd-RJ fez questão de falar aos novos integrantes do quadro funcional do Serpro sobre a importância do fortalecimento do Sindicato, para que a luta por direitos e salários dignos também se fortaleça.

As mudanças no mundo do trabalho, a globalização e as tendências demográficas têm causado enormes desafios políticos e econômicos para a sociedade. Não podemos resolver esses problemas como indivíduos. Precisamos de uma forte base de solidariedade para representar nossos interesses coletivos, como por exemplo manutenção dos direitos adquiridos, negociações coletivas que ampliem esses direitos e garantam salários e benefícios dignos etc.

Os direitos que temos hoje, como jornada de quarenta horas semanais, décimo terceiro, férias, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e muitos outros, seriam muito diferentes se não existissem os sindicatos, que representam a classe trabalhadora organizada.

Todas essas condições laborais e de vida que damos por certo são fruto de um trabalho árduo dos sindicatos, e é importante para nós, trabalhadores e trabalhadoras, protegê-los e expandi-los. Para poder fazê-lo, precisamos de uma base sólida de adesão – e é aí que você entra! 

Sindicato precisa ser sustentado por quem ele representa

Ao transformar o imposto sindical em algo inexistente em termos tributários com a reforma trabalhista (um imposto facultativo…), o governo fragilizou os sindicatos, que estão tendo queda vertiginosa em sua receita. E sem esta receita, nenhum sindicato terá condições de manter as várias conquistas em favor da categoria. Basta dizer que sindicato fraco ou sem condições de se manter, poderá acarretar um sério risco de não haver mais negociações coletivas. Resultado: tudo que você, trabalhador conquistou ATRAVÉS DO SEU SINDICATO, em Acordos ou Convenções Coletivas de Trabalho está seriamente ameaçado.

Sindicalize-se! Todos os trabalhadores e trabalhadoras da categoria vão ganhar com a sua decisão.